Sozinho na floresta | Aguiar da Beira – Maio 2021

This event has ended

Extensão do prazo da iniciativa “Sozinho na floresta”

Devido à elevada adesão a esta iniciativa, decidimos expandir o prazo de participação até ao dia 13 de Junho (Domingo).


Apresentação

Aguiar da Beira deveria receber o Campeonato Nacional de Distância Média e Estafetas de Orientação Pedestre nos dias 8 e 9 de Maio de 2021. Esta competição seria o “evento de teste” para o Mundial de Juniores (JWOC) que se iria realizar em Julho de 2021. A pandemia causada pelo vírus SARS-COV-2 veio alterar todos os planos e o JWOC 2021 passou a ser JWOC 2022.

Tendo em conta o risco para a saúde pública, o Município de Aguiar da Beira e o Clube de Orientação de Estarreja optaram por não organizar o Campeonato Nacional na data anteriormente referida.

No entanto compreendemos, e não somos alheios, à necessidade urgente de criar e promover oportunidades de regresso à prática da modalidade em formato não competitivo, combatendo o risco de afastamento de atletas e praticantes regulares pela longa paragem das competições oficiais. No contexto atual, e como forma de mitigar esta situação, o Ori-Estarreja e o Município de Aguiar da Beira decidiram proporcionar a prática da modalidade num local de excelência, em mapas novos e de beleza e dificuldade técnica ímpares, disponibilizando durante todo o mês de Maio (até ao dia 13 de Junho) dois percursos permanentes de Distância Média com recurso a marcação eletrónica.

A esta iniciativa decidimos chamar “Sozinho na floresta”.

Pedimos aos participantes que evitem deslocar-se ao Município em grupos grandes por forma a diminuir o risco para a saúde pública.


Aguiar da Beira irá receber o Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação Pedestre em 2022. Existe uma série de locais embargados, cuja vista por pessoas diretamente ligadas à modalidade é proibida.

Consulte o mapa das zonas embargadas e tome as devidas precauções para cumprir a proibição de entrada nessas áreas.


Inscrições

A inscrição é gratuita e obrigatória, devendo ser realizada com antecedência mínima de 2 dias, através deste FORMULÁRIO. No entanto, pedimos aos interessados que se inscrevam o mais cedo possível, para que possamos preparar a logística mais atempadamente.

Deve ser preenchido um formulário por cada participante.

Dados necessários para realização de inscrições:

  • Primeiro nome
  • Último nome
  • Ano de nascimento
  • Género
  • Número de federado FPO
  • Clube
  • Número SPORTident
  • Dia em que pretende realizar o percurso 1 e/ou o percurso 2
  • Contacto de e-mail e telemóvel (em caso de um grupo, indicar sempre o contacto da pessoa responsável)

Dinâmica no dia de participação

  • Será indicado o local de estacionamento de cada um dos percursos (ver secção “Localizações”). O trajeto entre o local do estacionamento e o local do “triângulo de partida” estará devidamente assinalado com setas e fitas. A partida será “escondida” no meio do bosque e lá irá encontrar:
    • Uma caixa fechada com o mapa do percurso e com micas plásticas*. O participante deve pegar num mapa e fechar corretamente a caixa (para evitar a entrada de água);
    • Estação CLEAR – para limpar o SPORTident;
    • Estação START – para iniciar a contagem do tempo. Pedimos aos participantes que só olhem para o mapa depois de controlarem a estação START.
  • Em cada ponto de controlo estará uma baliza (sem estaca) com uma estação eletrónica** pendurada no fio da baliza. Pedimos aos participantes a máxima atenção para evitar o derrube de balizas.
  • No final do percurso estará:
    • A estação eletrónica FINISH – esta é a estação que fará parar a contagem do tempo;
    • Uma estação eletrónica com o nome DOWNLOAD SI – esta estação irá registar os splits presentes no SI, não é necessária a descarga para um computador. Depois de realizar o FINISH o participante deve manter o SI inserido na estação DOWNLOAD SI durante alguns segundos (o processo de leitura do SI demora algum tempo). A organização irá ler a estação eletrónica DOWNLOAD SI apenas aos Domingos (final da tarde) e no dia 31 de Maio. Os resultados de ambos os percursos serão divulgados online e actualizados a cada domingo e no dia 31 de Maio.
  • Não existe seguro de saúde associado a esta iniciativa. Em caso de acidente/lesão a organização não assume qualquer tipo de responsabilidades. Relembramos que os federados FPO com a situação regularizada têm seguro de saúde desportivo.
  • Pedimos aos participantes para não divulgarem o mapa/percursos com ninguém, nem mesmo no Strava, até que acabe o mês de Maio, de forma a não estragar o factor surpresa aos participantes seguintes.

* Pedimos aos participantes que tragam a sua própria mica, mas deixamos algumas na caixa das partidas.

** Naturalmente as estações eletrónicas estarão “adormecidas”, logo o tempo de picagem será superior ao normal. O sistema contactless (SIAC) não estará activo.


Informação Técnica

Percurso 1 – Moreira

Excerto do mapa de Moreira – Pena Verde

Mapa: Moreira – Pena Verde (mapa novo – onde iria decorrer o campeonato nacional de Maio)

Terreno: Área muito técnica e exigente a sul de Aguiar da Beira. Floresta densa de pinheiro com detalhes rochosos por toda a parte. A vegetação e a quantidade de rocha no solo tornam este mapa extremamente técnico. Este mapa foi originalmente criado para instalar um percurso permanente de Orientação incluído no projeto Oriented For Life – Aguiar da Beira. É altamente aconselhada a utilização de “sapatilhas de bicos”.

Cartógrafo: Rafael Miguel – Março e Abril 2020

Escala: 1:10000

Equidistância: 5 metros

Traçador do percurso: Rafael Miguel

Informações técnicas:

  • Distância: 4,2 km
  • Desnível: 195 m
  • Pontos de controlo: 17
  • Distância entre o estacionamento e a partida: 580 m
  • Distância entre a chegada e o estacionamento: 220 m

Percurso 2 – Barragem Carvalhal do Eiro

Excerto do mapa Aguiar da Beira Norte – zona Barragem Carvalhal do Eiro

Mapa: Aguiar da Beira Norte, zona Barragem Carvalhal do Eiro (mapa novo)

Terreno: Área de floresta de pinheiro predominantemente semiaberta, com muitos detalhes rochosos e afloramentos enormes. Uma das zonas mais bonitas, rápidas e desafiantes do mapa Aguiar da Beira Norte. Este mapa foi originalmente criado apenas para aumento do enorme mapa Aguiar da Beira Norte. Quando avançámos com a cartografia desta zona ainda não tínhamos um destino pensado. No entanto esta iniciativa é a oportunidade perfeita para estrear esta zona do mapa. É altamente aconselhada a utilização de “sapatilhas de bicos”.

Cartógrafo: Rafael Miguel – Março e Abril 2021

Escala: 1:10000

Equidistância: 5 metros

Traçador do percurso: Rafael Miguel

Informações técnicas:

  • Distância: 4,2 km
  • Desnível: 180 m
  • Pontos de controlo: 15
  • Distância entre o estacionamento e a partida: 920 m
  • Distância entre a chegada e o estacionamento: 870 m

Alternativas de dificuldade baixa

Tendo em conta a dificuldade elevada dos percursos, não se aconselha a participação de atletas menos experientes.

Em alternativa sugerimos a realização dos vários percursos permanentes existentes no concelho, ideais para crianças/jovens/principiantes. Contacte-nos para obter mais informações sobre estes percursos.


Outros percursos permanentes de treino

Para quem quer rentabilizar a sua estadia ao máximo e pretende realizar mais treinos de Orientação, estão disponíveis percursos permanentes de treino cortesia da empresa O-Portugal.pt. Estes percursos estão assinalados com fitas de tecido cor de laranja.

Contacte-nos para saber mais informações.


Resultados

A organização irá ler a estação eletrónica DOWNLOAD SI apenas às segundas-feiras (sujeito a alteração, dependendo da disponibilidade da organização) e no dia 31 de Maio 13 de Junho. Assim, sempre que recolhermos esses dados, os resultados e splits atualizados ficarão disponíveis através das seguintes hiperligações.


Localização

Coordenadas do estacionamento do Percurso 1 – Moreira: 40.740278, -7.495636

Coordenadas do estacionamento do Percurso 2 – Barragem Carvalhal do Eiro: 40.829665, -7.560298


Questionário de satisfação

Agradecemos que preencha um pequeno questionário de satisfação sobre a iniciativa “Sozinho na floresta”. Por favor, ajude-nos a melhorar.


Alojamento e restauração

Se pretende prolongar a sua estadia no Município durante alguns dias, consulte as secções “Alojamento” e “Restauração” da nossa página.

O Município de Aguiar da Beira tem mais para oferecer além da Orientação. O património, a natureza e a gastronomia locais são motivos mais que suficientes para querer passar uns dias na região.

Se necessitar de auxílio para encontrar alojamento, não hesite em entrar em contacto connosco.

Pedimos aos visitantes que evitem deslocar-se ao Município em grupos grandes por forma a minimizar o risco para a saúde pública.


Contactos

Este evento está a ser organizado pelo Rafael Miguel. Em caso de dúvidas, previamente ou durante a vinda a Aguiar da Beira, por favor utilizem preferencialmente o e-mail (info@orientedaguiar.pt) ou o contacto telefónico 961 640 295.

Para obter contactos dos bombeiros, farmácias, centro de saúde ou similares, consulte a secção contactos na nossa página.


pt_PT
pt_PT