EOC 2028 – Campeonato da Europa de Orientação



O Percurso Permanente de Orientação Turística da Quinta da Estrada destina-se à promoção e iniciação da modalidade, tendo uma dificuldade crescente ao longo do percurso ao longo do percurso – inicia com dificuldade técnica baixa e termina com dificuldade técnica média. Trata-se de um percurso de floresta de dificuldade física acessível (nível 2 em 5), com 3.3km lineares, 90m de desnível acumulado e 14 pontos de controlo.
[ Nascente Rio Dão ]
O Percurso Permanente de Orientação Turística da Nascente de Rio Dão destina-se à promoção da modalidade, apresentando uma dificuldade técnica baixa no inicio, progredindo para uma dificuldade baixa/média ao longo do trajeto. A dificuldade física deste percurso é ligeira, apresentando uma distância linear de 3.9km e 90m de desnível acumulado. Com início junto à Associação Amigos da Escola da Barranha (antiga escola primária), este percurso de Orientação levará os seus visitantes a conhecer a envolvente da Nascente do Rio Dão, local onde termina este percurso.
[ Igreja de Gradiz ]
O Percurso Permanente de Orientação Turística de Gradiz destina-se à promoção e iniciação da modalidade, apresentando uma dificuldade física deste percurso é ligeira, apresentando uma distância linear de 4.7km e 145m de desnível acumulado. Com início à Igreja da Nossa Senhora das Neves, este percurso de Orientação levará os seus visitantes a conhecer a aldeia de Gradiz e as florestas adjacentes.
[ Igreja de Sequeiros ]
O Percurso Permanente de Orientação Turística de Sequeiros destina-se à promoção de iniciação da modalidade, apresentando uma dificuldade Técnica baixa e média/baixa ao longo de todo o trajeto. A dificuldade física deste percurso é média, pois apresenta uma distância linear de 6.0km e 240m de desnível acumulado. Este Percurso Permanente de Orientação levará os seus visitantes desde Sequeiros até a Ponte do Abade e de volta a Sequeiros. Pelo meio farão uma visita ao Rio Távora.
O Percurso Permanente de Orientação Turística Pinheiro – Fumadinha destina-se à promoção e iniciação da modalidade, apresentando uma dificuldade técnica baixa e média/baixa ao longo de todo o trajeto. No entanto este percurso tem uma exigência física considerável , pois apresenta uma distância linear de 8.6km e 260m de desnível acumulado. Este percurso permanente de Orientação levará os seus visitantes desde Pinheiro até a Barragem da Fumadinha e de volta até Pinheiro.
[ Igreja de Dornelas ]
O Percurso Permanente de Orientação Turística de Dornelas destina-se à promoção e iniciação da modalidade e pode ser facilmente realizado por pessoas com mobilidade reduzida (cadeira de rodas, bengala, canadianas, etc…). Este percurso inicia-se junto ao Centro Social e Paroquial de Dornelas (Lage Grande) e vai transportar os participantes pelos recantos desta pitoresca aldeia situada no extremo Sudoeste do Município de Aguiar da Beira, dando ênfase aos seus locais mais emblemáticos.
[ Passadiço de Madeira – Quinta de Açores ]
O Percurso Permanente de Orientação Turística da Quinta de Açores destina-se à promoção e iniciação da modalidade, apresentando uma dificuldade técnica baixa ao longo de todo o trajeto. A exigência física é baixa/média, apresentando uma distância linear de 4.1km e 150m de desnível acumulado. Este percurso permanente de Orientação levará os seus visitantes desde Aguiar da Beira até à Quinta de Açores e de volta até a vila. Pelo caminho surgirá a oportunidade de percorrer um passadiço em madeira.
Toda a sintética dos Percursos Permanentes de Orientação Turística do projecto Oriented For Life – Aguiar da Beira foi actualizada e agora conta com QR Codes que funcionam com a APP iOrienteering.
A aplicação iOrienteering fará o registo dos tempos de cada participante, em cada um dos Percursos Permanentes de Orientação Turística do projecto Oriented For Life – Aguiar da Beira. Esta utilização desta aplicação não é obrigatória! É possível, naturalmente, realizar os percursos sem fazer o controlo com a APP iOrienteering.
Esta aplicação cria uma lista de resultados para cada percurso, onde se pode consultar o tempo total de execução do percurso e os tempos parciais (tempo que cada participante demorou para cada ponto de controlo).
Esta aplicação é gratuita e está disponível para Android e iOS (iPhone).
Se tiver um dispositivo Android, abra a aplicação “Play Store” e pesquise por “iOrienteering”. Instale a APP com esse nome e com o logótipo correspondente.
Se tiver um iPhone (iOS), abra a aplicação “App Store” e pesquise por “iOrienteering”. Instale a APP com esse nome e com o logótipo correspondente.
A aplicação já está disponível em português.
É possível utilizar a APP iOrienteering sem criar um perfil, no entanto não irá conseguir carregar o seu resultado para a lista de resultados.
Para criar uma conta de utilizador abra a aplicação e clique em “Log in / register” OU “Iniciar sessão / Registar“. Em seguida clique em “Register” OU “Registe-se”.
Depois de introduzir os seus dados e terminar o processo de registo, está pronto para iniciar o percurso.
Nota: quando a aplicação pedir permissão para aceder à sua câmara e à sua localização, deve autorizar esse acesso.
Para utilizar a aplicação iOrienteering num dos Percursos Permanentes de Orientação Turística do do projeto Oriented For Life – Aguiar da Beira, siga as seguintes instruções:
“Tenho de realizar o percurso pela ordem correta?”
No percurso permanente urbano da Vila de Aguiar da Beira os pontos de controlo podem ser visitados de forma aleatória. No placar de início de percurso vai encontrar 3 códigos QR. Um para abrir o percurso na APP iOrienteering (código QR com a indicação “Abrir o percurso na APP iOrienteering”), outro para iniciar a contagem do tempo (código QR com a indicação: “Iniciar o cronómetro”) e outro para parar o cronometro (código QR com a indicação: “Parar o cronómetro). Assim, deve iniciar o percurso junto ao placar de partida, em seguida visita todos os pontos de controlo pela ordem que pretender e, no final, tem de voltar ao local de partida e ler o código QR “Parar o cronómetro”.
Nos restantes percursos é obrigatório realizar o percurso pela ordem correcta. Se tentar controlar um ponto de controlo fora de ordem (exemplo: deveria controlar o ponto com o código numérico 41, e controlou o ponto com o código numérico 37), surge o seguinte aviso de erro na aplicação. Carregue em cancelar, dirija-se ao ponto de controlo correto e continue o percurso pela ordem indicada no mapa.
“Posso realizar um percurso mais que uma vez?”
É possível realizar um percurso mais que uma vez. No entanto, ao abrir o percurso repetido na APP iOrienteering, vai surgir um aviso informando que já realizou aquele percurso. Se pretender fazer de novo o percurso, selecione a opção “Replace”. Isto não irá apagar o seu primeiro resultado da lista.
“A aplicação pede para aceder à câmara do meu telemóvel. Não há problema?”
A aplicação iOrienteering precisa de autorização para poder aceder à câmara do seu telemóvel. É necessário dar autorização, uma vez que a aplicação precisa de utilizar a câmara para fazer a leitura dos códigos QR.
“A aplicação pede para aceder à minha localização. Não há problema?”
A aplicação iOrienteering precisa de autorização para poder aceder à localização (GPS) do seu telemóvel. Esta autorização não é obrigatória – a aplicação vai funcionar mesmo sem ter acesso à localização (GPS) do seu telemóvel. No entanto, se conceder esta autorização, a sua localização apenas será utilizada pela APP iOrienteering, não será utilizada para nenhum outro propósito.
No dia 12 de Fevereiro decorreu em São Pedro de Moel a segunda etapa do Circuito Regional de Desporto Escolar do ano lectivo 2020/2021. Esta competição foi constituída por duas etapas em terreno misto (floresta + urbano). O Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca esteve presente com 16 jovens atletas, distribuídos pelos diferentes escalões de competição.
Na primeira etapa os nossos alunos obtiveram três primeiros lugares (Maria Patrocínio – Infantil A Feminino, Lara Lopes – Infantil B Feminino e Lucas Coelho – Infantil B Masculino), dois segundos lugares (Ana Maria Teixeira – Infantil B Feminino e Pedro Patrocínio – Infantil B Masculino) e um terceiro lugar (Marco Barranha – Iniciado Masculino).
Na etapa da tarde Maria Patrocínio e Lucas Coelho voltaram a repetir a vitória, somando assim 200 pontos para o ranking do Calendário Regional de Desporto Escolar.
Pedro Patrocínio volta a repetir o segundo lugar da prova da manhã. Lara Lopes e Carlos Pais (Iniciado Masculino) alcançaram o terceiro lugar na etapa da tarde, à semelhança da estreante Ema Santos (Infantil A Feminino), que obteve um excelente e surpreendente resultado na sua primeira participação.
A próxima prova deste calendário realiza-se em Aguiar da Beira no dia 22 de Abril, sendo constituida por duas etapas, uma urbana e uma florestal.