Orientação

A Orientação é um desporto recente em Portugal, mas tem já mais de 100 anos de existência enquanto desporto organizado.
A primeira atividade de Orientação desportiva foi organizada em 1897, em Bergen – Noruega.
Por cá o início da Orientação remonta a 1973, quando em Mafra foi organizado o primeiro Campeonato das Forças Armadas. Em 1990 que surgiu a Federação Portuguesa de Orientação, o órgão máximo Nacional da modalidade, responsável pela organização dos calendários competitivos, Seleções Nacionais, formação, etc.
No chamado “Desporto da Floresta”, a competição concilia-se com o lazer, num espaço que proporciona um permanente contacto com a Natureza e onde cada participante escolhe o seu ritmo.

(Presidente da Câmara Joaquim Bonifácio com a Seleção Nacional Sueca. Fotografia de Inês Aires.)

Presidente da Câmara com a Seleção Nacional da Suécia (Março 2019)

O Município de Aguiar da Beira é dotado de um território natural de beleza ímpar, perfeito para a prática da Orientação, sendo considerado por muitos atletas de renome internacional como um dos melhores terrenos do mundo!
Desde 2014, com a organização do Mediterranean Championships in Orienteering, Aguiar da Beira tem vindo a ganhar notoriedade no âmbito da Orientação desportiva a nível nacional e internacional.
Desde então o Município recebeu várias provas de nível Nacional, Ibérico e Internacional:

Para este reconhecimento, muito contribui a geomorfologia do território, a qualidade da nossa floresta e a cartografia já produzida para a realização das provas.
Atualmente somos procurados por Seleções e Clubes internacionais de Orientação, que vêm treinar e competir nos terrenos do Município. Exemplo disso é a presença das Seleções da Dinamarca, da Republica Checa, da Suécia e de Portugal, que já nos visitaram diversas vezes.

Vem praticar a Orientação em Aguiar da Beira, sejas adepto, estreante ou atleta.

pt_PT
pt_PT