Percursos permanentes com iOrienteering

Toda a sintética dos Percursos Permanentes de Orientação Turística do projecto Oriented For Life – Aguiar da Beira foi actualizada e agora conta com QR Codes que funcionam com a APP iOrienteering.

A aplicação iOrienteering fará o registo dos tempos de cada participante, em cada um dos Percursos Permanentes de Orientação Turística do projecto Oriented For Life – Aguiar da Beira. Esta utilização desta aplicação não é obrigatória! É possível, naturalmente, realizar os percursos sem fazer o controlo com a APP iOrienteering.

Esta aplicação cria uma lista de resultados para cada percurso, onde se pode consultar o tempo total de execução do percurso e os tempos parciais (tempo que cada participante demorou para cada ponto de controlo).

Esta aplicação é gratuita e está disponível para Android e iOS (iPhone).

Como instalar a APP iOrienteering

Se tiver um dispositivo Android, abra a aplicação “Play Store” e pesquise por “iOrienteering”. Instale a APP com esse nome e com o logótipo correspondente.

Se tiver um iPhone (iOS), abra a aplicação “App Store” e pesquise por “iOrienteering”. Instale a APP com esse nome e com o logótipo correspondente.

A aplicação já está disponível em português.

Criar conta na APP iOrienteering  

É possível utilizar a APP iOrienteering sem criar um perfil, no entanto não irá conseguir carregar o seu resultado para a lista de resultados.

Para criar uma conta de utilizador abra a aplicação e clique em “Log in / register” OU “Iniciar sessão / Registar“. Em seguida clique em “Register” OU “Registe-se”.

Depois de introduzir os seus dados e terminar o processo de registo, está pronto para iniciar o percurso.

Nota: quando a aplicação pedir permissão para aceder à sua câmara e à sua localização, deve autorizar esse acesso.

Utilizar a APP iOrienteering num percurso permanente

Para utilizar a aplicação iOrienteering num dos Percursos Permanentes de Orientação Turística do do projeto Oriented For Life – Aguiar da Beira, siga as seguintes instruções:

  1. Abra a APP iOrienteering e clique no botão “Load an event” OU “Carregar um evento”.
  2. Carregue no botão “Scan setup QR code” OU “Digitalizar o código QR”. Em seguida a câmara do seu telemóvel vai ligar. Aponte-a para o código QR, que está no seu mapa em papel ou no cartaz de início de percurso, com a indicação “Abrir o percurso na APP iOrienteering”. Isto fará a aplicação selecionar corretamente o percurso que irá realizar.
  3. Carregue no botão “Scan start code” OU “Digitalizar o código de partida”. Aponte a câmara para o código QR que está no cartaz de início do percurso com a indicação “Iniciar o cronómetro”. A partir deste momento, o tempo começa a contar.
  4. Cada vez que chega a um ponto de controlo, carregue no botão “Scan checkpoint” OU “Digitalizar ponto de controlo” e aponte a câmara para o código QR que está na placa do ponto de controlo. Repita este processo ao longo de todos os pontos de controlo do percurso.
  5. Ao chegar ao final (último ponto de controlo, que é assinalado no mapa com duas circunferências concêntricas), repita o processo “Scan Checkpoint” OU “Digitalizar ponto de controlo” e aponte a câmara para o código QR que está na placa de final de percurso com a indicação “Parar o cronómetro”.
  6. Depois de ler o último QR code, aparece um aviso a perguntar se deseja carregar o seu resultado para a a aplicação. Selecione a opção “upload”.
  7. Para consultar os resultados desse percurso permanente, carregue no botão “View all results”.

Dúvidas mais comuns:

“Tenho de realizar o percurso pela ordem correta?”

No percurso permanente urbano da Vila de Aguiar da Beira os pontos de controlo podem ser visitados de forma aleatória. No placar de início de percurso vai encontrar 3 códigos QR. Um para abrir o percurso na APP iOrienteering (código QR com a indicação “Abrir o percurso na APP iOrienteering”), outro para iniciar a contagem do tempo (código QR com a indicação: “Iniciar o cronómetro”) e outro para parar o cronometro (código QR com a indicação: “Parar o cronómetro). Assim, deve iniciar o percurso junto ao placar de partida, em seguida visita todos os pontos de controlo pela ordem que pretender e, no final, tem de voltar ao local de partida e ler o código QR “Parar o cronómetro”.

Nos restantes percursos é obrigatório realizar o percurso pela ordem correcta. Se tentar controlar um ponto de controlo fora de ordem (exemplo: deveria controlar o ponto com o código numérico 41, e controlou o ponto com o código numérico 37), surge o seguinte aviso de erro na aplicação. Carregue em cancelar, dirija-se ao ponto de controlo correto e continue o percurso pela ordem indicada no mapa.

 

Posso realizar um percurso mais que uma vez?”

É possível realizar um percurso mais que uma vez. No entanto, ao abrir o percurso repetido na APP iOrienteering, vai surgir um aviso informando que já realizou aquele percurso. Se pretender fazer de novo o percurso, selecione a opção “Replace”. Isto não irá apagar o seu primeiro resultado da lista.

 

“A aplicação pede para aceder à câmara do meu telemóvel. Não há problema?”

A aplicação iOrienteering precisa de autorização para poder aceder à câmara do seu telemóvel. É necessário dar autorização, uma vez que a aplicação precisa de utilizar a câmara para fazer a leitura dos códigos QR.

 

“A aplicação pede para aceder à minha localização. Não há problema?”

A aplicação iOrienteering precisa de autorização para poder aceder à localização (GPS) do seu telemóvel. Esta autorização não é obrigatória – a aplicação vai funcionar mesmo sem ter acesso à localização (GPS) do seu telemóvel. No entanto, se conceder esta autorização, a sua localização apenas será utilizada pela APP iOrienteering, não será utilizada para nenhum outro propósito.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

;;